Estratégia Conectada: Construindo Relacionamentos Contínuos com Consumidores para Vantagem Competitiva

Jose Carlos Cavalcanti
2 min readJun 10, 2019

--

O que aconteceria se houvesse uma maneira de tornar transações esporádicas com consumidores em relacionamentos contínuos de longo prazo — ao tempo em que simultaneamente fossem mobilizadas dramáticas melhorias em eficiência operacional? E o que seria se você pudesse quebrar seus atuais trade-offs entre experiência superior do consumidor e baixo custo?

Esta é a promessa da estratégia conectada. Novas formas de conectividade — envolvendo interações customizadas frequentes, e sem fricções — significam que companhias podem agora antecipar necessidades de consumidores à medida que elas surgem, ou mesmo antes. Simultaneamente, possibilitadas por essas tecnologias, companhias podem criar novos modelos de negócios que entregam mais valor aos consumidores. Estratégias Conectadas são estratégias “win-win”: consumidores conquistam uma experiência dramaticamente melhorada enquanto companhias incrementam eficiência operacional.

No livro “Connected Strategy: Building Continuous Customer Relationships for Competitive Advantage” (Estratégia Conectada: Construindo Relacionamentos Contínuos com Consumidores para Vantagem Competitiva) os especialistas Nicolaj Siggelkow e Christian Terwiesch revelam a emergência de estratégias conectadas como uma nova fonte de vantagem competitiva. A partir de exemplos aprofundados de companhias operando em indústrias tais como cuidados da saúde, serviços financeiros, mobilidade, varejo, entretenimento, atividades sem fins lucrativos, e educação, o livro identifica os quatro caminhos (responda-ao-desejo, oferta curada, comportamento de coach, e execução automática) para tornar interações episódicas em relacionamentos contínuos. Os autores mostram como cada caminho cria uma vantagem competitiva, e guiam o leitor através de decisões críticas para criar e implementar suas próprias estratégias conectadas.

Se você está tentando revitalizar estratégia em uma companhia estabelecida ou tentando disrupt (contestar) uma indústria como uma startup, este livro irá ajudá-lo a:

● Reformatar suas conexões com seus consumidores;

● Achar novas maneiras de conectar com fornecedores existentes, enquanto também ativa novas fontes de capacidade;

● Criar o modelo certo de receitas;

● Fazer as melhores escolhas tecnológicas para dar suporte à sua estratégia.

Integrando ricos exemplos, como aconselhar, e ferramentas práticas na forma de “capítulos workshops”, este livro é considerado pela Amazon (na apresentação do livro, a qual é aqui traduzida) como o recurso de última instância para criar vantagem competitiva através de relacionamentos conectados com seus consumidores, e para conexões redefinidas em sua indústria.

Os autores deste livro apresentaram uma síntese do mesmo em um artigo para a Harvard Business Review, intitulado “The Age of Continuous Connection” (A Era da Conexão Contínua), o que dá à tese do livro um selo de qualidade no rol das estratégias de negócio que tendem a se consagrar na literatura, tanto acadêmica quanto profissional.

Num mundo onde as estratégias tradicionais de “empurrar soluções” para “ver se os consumidores as compram”, percebe-se a cada dia que o mais significativo nas interações com os consumidores é entender suas demandas, e decifrar a sua jornada de compra, para, a partir daí, oferecer aquilo que eles efetivamente desejam. E isso, agora, passa a ter uma natureza contínua!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre estratégias conectadas, não hesite em nos contatar!

--

--

No responses yet