Agro é, também, Digital Tech!
Tornou-se muito conhecida no Brasil a expressão “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo!” (1). Goste-se ou não, a expressão surgiu (a partir de 2016) da comunicação do agronegócio brasileiro que precisava se modernizar, e mostrar toda a face tecnológica que envolve essa atividade econômica (2).
E qual é a importância do agronegócio na economia brasileira? Sem grandes aprofundamentos técnicos, podemos tomar como referência o Produto Interno Bruto (PIB), que é uma medida para avaliar o desempenho econômico de uma nação. Em 2022, o PIB do Brasil foi de R$ 9,9 trilhões, o que representou um crescimento de 2,2% comparado ao ano anterior (3).
Segundo dados calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a cadeia produtiva do agronegócio representou 24,8% do PIB do Brasil em 2022 (valor que já havia atingido 26,6% em 2021) (3). Ou seja, o agronegócio representa algo que gira em torno de ¼ do PIB brasileiro.
Apesar de sua importância socioeconômica, bem como geopolítica internacional (tema que podemos explorar em outra oportunidade), o agronegócio brasileiro é visto sob diferentes óticas e distintas percepções. Uma que é muito pouco conhecida (ou reconhecida), é que ele tem sido fonte de geração importantes de negócios no complexo e inovador ecossistema de tecnologias de informação — TI.
E aqui vamos tomar como exemplo o caso do Grupo J&F, ou J&F Investimentos. Este grupo é uma holding brasileira criada em 1953, pertencente à família Batista (do interior de Goiás), e que controla empresas como a JBS, Eldorado Celulose e outras, e é sediado na cidade de São Paulo (4)
Depois de se tornar um império global no setor de alimentos, particularmente a partir da empresa JBS, o grupo adentrou o mercado financeiro com a criação do Banco JBS em 2008, e em 2011 criou o Banco Original, a partir da junção do Banco JBS e do Banco Matone. Em 2013, o Banco Original deu início a um projeto para se tornar o primeiro banco brasileiro 100% digital, onde não há agências e todos os serviços são oferecidos por meio de aplicativos para computadores, celulares, tablets e smart tvs (5).
Avançando em suas propostas de inovação tecnológica, o Banco Original consolidou, a partir de 2019, o uso de uma plataforma de inteligência artificial, em parceria com a IBM. Em outubro daquele ano, o Banco completou 1 milhão de atendimentos mensais via chatbot. Também usando chatbots, o Banco utilizou IA para o cadastro de chaves de endereçamento do PIX. Outro uso de IA foi na prevenção de fraudes (5).
Outro passo importante para a inserção do Grupo J&F no ecossistema digital, foi a parceria com o PicPay. O PicPay é um aplicativo fintech brasileiro, com origem no Estado do Espírito Santo. Funciona como uma carteira digital permitindo compras por smartphones com cartão de crédito ou valor de transferência. Em maio de 2020 o aplicativo atingiu a marca de 20 milhões de usuários no Brasil (6).
Em junho de 2023 o PicPay anunciou que iria incorporar a operação de varejo do Banco Original, o qual passaria a se concentrar apenas no atacado a partir daquele julho. Na prática, isso significou que as contas de pessoa física cadastradas no Banco Original passariam a ser do PicPay, e o Banco Original seguiria sua trajetória de olho no crescimento do atacado, com clientes pessoa jurídica, corporate e agro (7).
Em resumo, com este caso do Grupo J&F (ver Figura 1 à frente) é possível perceber que o “Agro é, também, Digital Tech”. Ou seja, a partir dele se contata que o agronegócio brasileiro é um amplo, diverso, e inovador ecossistema de atividades e negócios, que envolve desde os segmentos da agricultura e pecuária, passando pela indústria, chegando ao setor financeiro, e, a partir daí, consolidando uma participação no cenário digital do país que não pode mais ser desprezada, marcadamente quando se pensa a dimensão estratégica, e internacional, futura do Brasil!
- https://g1.globo.com/economia/agronegocios/video/entenda-a-campanha-agro-e-tech-agro-e-pop-agro-e-tudo-5343997.ghtml
- https://www.startagro.agr.br/por-que-o-agronegocio-precisa-de-uma-comunicacao-moderna/
- https://agro.estadao.com.br/summit-agro/pib-qual-e-a-importancia-do-agronegocio-na-economia-do-brasil
- https://pt.wikipedia.org/wiki/J%26F_Investimentos
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Original
- https://pt.wikipedia.org/wiki/PicPay
- https://blog.picpay.com/picpay-incorpora-clientes-pf-do-banco-original/
Figura 1 — Principais Empresas do Grupo J&R